Aprenda sobre a importância do serviço de um advogado na empresa!

Os serviços Jurídicos prestados pelos advogados não se limitam às pessoas físicas, pessoas jurídicas também necessitam dos serviços dos operadores de direito. A princípio, o departamento jurídico parece não ter muito no que ajudar com as atividades de seu empreendimento — pelo menos não no core business —, mas basta qualquer aprofundamento no assunto para perceber a importância que o serviço de um advogado tem na sua empresa.

Quer entender melhor? Leia nosso post e saiba mais como um advogado pode ajudar o seu negócio

1. No âmbito trabalhista

Para que a empresa possa contratar e manter seus funcionários de acordo com a legislação atual, é necessário que o advogado trabalhista observe se o contrato está devidamente legalizado, evitando futuros processos.

2. No âmbito tributário

Tão importante quanto o trabalhista, o advogado tributário vai se ater ao campo do planejamento fiscal do empreendimento. Desse modo, o tributarista vai avaliar quais são as medidas legais mais vantajosas à empresa, buscando modos de diminuir a carga dos tributos e adequar melhor o orçamento.

E não somente isso, mas a blindagem do patrimônio dos sócios também é responsabilidade do advogado tributarista dentro da empresa.

3. No âmbito empresarial

Das medidas mais facilmente associáveis à primeira vista, o advogado empresarial, junto de seu corpo jurídico, garantirá o planejamento e a celebração de investimentos e negócios, avaliando a conformidade destes com a lei. Assim, o advogado empresarial trará ainda mais segurança aos investimentos do empreendimento.

4. No campo dos contratos

Sendo o contrato a principal forma de troca de moedas no sistema capitalista, é importante haver cautela. Em vista disso, o advogado que se responsabilize pelos contratos da empresa vai avaliar positiva ou negativamente os benefícios e prejuízos dos contratos pactuados, permitindo ou não a sua ocorrência.

5. Consultoria jurídica

Como nos casos acima, a Consultoria Jurídica visa a segurança de sua empresa. Ela age como um braço direito da empresa na tomada de decisões. Caberá à consultoria estabelecer comparativos das atitudes da empresa com a vigência da lei para que o empresário avalie a possibilidade ou não de correr os riscos e os benefícios de suas atitudes.

6. No âmbito contencioso

Em última instância, o advogado que atua em âmbito contencioso busca a defesa dos interesses de sua empresa em tribunais e órgãos administrativos, acionando a Justiça em casos de clientes e fornecedores e, na outra mão, defendendo os seus interesses em caso da Justiça ser acionada contra a empresa por suas razões e motivações.

Portanto, a atividade jurídica demonstra ser de suma importância a qualquer negócio ao trazer a segurança de que suas atividades estão em conformidade com a lei, evitando ações desnecessárias e a aplicação de sanções. Não somente nesses casos, mas também em problemas de marcas, patentes, direitos autorais entre outros, o serviço Jurídico  surge na empresa para estabilizar e criar uma zona de segurança para os investimentos do empreendimento.

Busca mais informações? Quer ficar sempre por dentro de dicas como essas? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook!

Abrir bate-papo
Entre contato coma a Crimark