Como saber se sua marca já existe ao abrir um negócio?

Na hora de abrir sua empresa, é imprescindível que sua marca seja original, pois qualquer outro negócio que já tenha feito previamente a solicitação de proteção desta marca pode contestar o uso ou registro do seu nome. Por outro lado, ter uma marca única faz com que não ocorra o risco de seu consumidor confundir ou relacionar sua marca com outra já existente. Selecionando o nome adequado e fazendo previamente as pesquisas necessárias para constatar a ausência de outra marca idêntica, podem te livrar do desperdício de tempo e dinheiro, além do retrabalho.

Evite possíveis transtornos!

Analise o cenário com uma visão mais abrangente sobre o mercado, faça pesquisas nas mídias sociais e no Google com o nome selecionado. Desta forma é possível conhecer empresas com o mesmo nome e possíveis concorrentes.

Após isto é essencial a checagem do nome junto ao INPI.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI é uma autarquia federal brasileira responsável pelo registro e concessão de marcas e patentes. Para identificar legalmente a existência de uma marca o instituto disponibiliza sua base de marcas para consultas públicas.

Vale lembrar que a pesquisa no instituto deve ser minuciosa com variadas combinações, teste formas abreviadas, por extenso e prefixos.

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