Em que momento devo registrar a minha marca?

Os empreendedores criam seus negócios motivados por diferentes fatores: desemprego, sonho, talento, oportunidade e outros. O fato é que, em um universo incerto e novo, muitos empresários acabam se empolgando com a novidade de ter a própria empresa, acumulam as atividades que, nesta fase, são muitas e se esquecem de itens fundamentais, como a marca.

Uma dúvida muito comum entre eles é o momento certo de obter o registro, pois existe a possibilidade de o negócio não dar certo. Então, paira a questão: iniciar a divulgação de venda dos produtos com uma marca sem registro ou protegê-la mesmo com o orçamento baixo?

A resposta não poderia ser outra: o melhor momento para dar entrada na proteção de uma marca é no início, assim que ela é criada. A qualquer sinal de problema – o termo pode já estar protegido por terceiro –, é possível trocá-la por outra antes do início dos investimentos em marketing e demais setores.

Geralmente, ao se criar uma marca, vários termos são considerados. E a Crimark pode ajudar exatamente neste momento, ao realizar as pesquisas de viabilidade destes termos pré-escolhidos junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Fazendo uma pesquisa variada, considerando diversos fatores – semelhanças fonéticas, letras “mudas”, duplicidade de letras e outros – junto ao banco de dados do Instituto, é possível verificar o cenário envolvendo a marca desejada e, principalmente, se essa marca está disponível para registro. Na hipótese de se verificarem processos idênticos ou semelhantes, imprescindível será pensar em outras possibilidades, caso o interessado não queira ter problemas futuros.

 

No mercado – O fato de uma empresa e sua respectiva marca já terem sido lançadas no mercado não inviabiliza a proteção. Basta seguir os procedimentos descritos acima. Se a marca for protegida por terceiro, provavelmente haverá um processo e uma nova identidade deverá ser criada. Se não for, é só dar entrada e acompanhar o processo, cumprir os despachos e se tornar o titular dela por 10 anos.

Abrir bate-papo
Entre contato coma a Crimark