Marketing sensorial

Identidade sonora de marca

Você já ouviu falar em Marketing Sensorial? Martin Lindstrom, autor dinamarquês de “A Lógica do Consumo” e especialista em neuromarketing, disse que “uma marca tem de se transformar em uma experiência sensorial que vai além do que vemos”.

O Marketing Sensorial trabalha com a ideia de que é possível oferecer estímulos aos cinco sentidos humanos em uma comunicação, indo além do que é apenas visual. Esta iniciativa enriquece a interação do consumidor com a marca, fortalecendo sua relação e criando memórias que remetam aos produtos ou serviços oferecidos.

Uma identidade sonora, portanto, pode fazer toda a diferença no estímulo ao sentido da audição do público e gerar alcance e diferencial para uma empresa.

O que compõe a identidade sonora?

Identidade sonora é o conjunto de estratégias que utiliza sons (musicais ou não) para atrair e engajar o público consumidor. Estes sons podem ser utilizados em toda a comunicação da marca, desde lojas físicas até áudios disponibilizados nos sites e redes sociais.

Toda a personalidade da marca é “resumida” em sua identidade sonora, que é diferente de um jingle ou do som ambiente tocado nos espaços físicos de uma marca.

Logo sonora x Jingles e vinhetas

Não devemos confundir a identidade ou logo sonora, que é composta geralmente por breves efeitos sonoros ou sequências de notas, com jingles e vinhetas.

A primeira tem como objetivo sintetizar o posicionamento da marca, assim como é feito na criação da logo visual. Exemplos clássicos de logos sonoras são os toques característicos de aparelhos eletrônicos como Apple ou Samsung ou o “plim plim” da Rede Globo – é possível reconhecer a marca apenas pelo barulhinho característico.

Enquanto isso, jingles são peças publicitárias criadas para uma ação ou campanha específicas de marca, com letras diretas e simples fáceis de serem memorizadas, com o objetivo de “grudar” uma mensagem na cabeça dos clientes.

Já as vinhetas podem ser formadas pela unificação da logo sonora com a logo visual animada. Encontrar uma marca sonora eficaz faz toda a diferença para seu posicionamento de marca e cria um relacionamento emocional com seu público.

Lembrando que de nada adianta investir em sons especiais se sua marca não estiver registrada! Por isso, garanta já seu registro com a Crimark!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Ola! Em que podemos lhe ajudar?