Marcas fracas: como evitar

De acordo com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), marca é o sinal que distingue uma empresa de outra que ofereça serviços ou produtos idênticos, semelhantes ou afins.

De acordo com a Lei 9.279/96 uma marca forte não tem a ver com estar no top of mind do consumidor, mas é relacionada ao grau de distinção ao que compete em logo e design, por exemplo.

Marcas fracas são aquelas mais difíceis em relação a defesa e possuem um maior risco de serem infringidas pela concorrência, com possibilidade de falsificação ou cópia. Nesse caso, inclusive, a exclusividade de uso pode ser negada pelo INPI.

Marcas fortes, portanto, são aquelas onde há maior distinção e criatividade, diferindo-a em relação a seus concorrentes. Ao construir a sua marca é preciso tomar cuidado para que ela não esteja na categoria errada. Abaixo, separamos algumas dicas de como evitar uma marca fraca:

Pense em um nome criativo

Procure um nome marcante e exclusivo, não use palavras comumente utilizadas em seu mercado. Itaú, por exemplo, é um banco. Todavia, seu nome não entrega os serviços oferecidos. Ao pensar em “Casa das Roupas” por exemplo, nota-se um termo genérico e claro dos serviços entregues.

Crie uma expressão que diferencia a marca

Evite utilizar expressões que entreguem as características dos produtos ou serviços oferecidos. Não tenha “shoes” em seu nome para uma marca de tênis, por exemplo. Basta seguir o exemplo da Nike.

Use um logotipo exclusivo

Procure usar um logotipo icônico e que novamente, não entregue o ramo de atuação da empresa. Evite cores sem propósito, ícones genéricos ou fontes que tragam dificuldade de leitura.

Trabalhe a imagem de sua marca

Realizar um trabalho de branding é essencial para uma marca forte, utilize o digital a seu favor e torne-se presente. Além disso, é importante dedicar-se ao marketing de sua empresa.

Tenha em mente todas essas dicas ao pensar no desenvolvimento de sua empresa e como consequência gere um alto valor para ela e mantenha-se diferenciado no mercado. Garanta uma marca forte.

Para mais informações sobre registros de marcas, acompanhe o nosso blog: https://www.crimark.com.br/blog/

Fonte: INPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Ola! Em que podemos lhe ajudar?