Quanto tempo demora o registro de uma marca?

A sua marca é o que irá diferenciar seu produto/serviço, além de criar uma identificação com o consumidor. Fazendo o registro dela, você estará elevando o status e até o valor do seu negócio.

Mas quanto tempo demora para o registro ser concedido? O processo de registro de marca no INPI leva em média um ano e meio para ser concluído, podendo ser estendido por impugnações de terceiros, erros durante o processo e inexperiência do solicitante.

Confira o passo a passo a ser percorrido antes de iniciar o processo de registro da sua marca:

  • Pesquisa prévia no INPI para saber se sua marca já foi registrada por outra empresa;
  • Consulta na Junta Comercial Estadual e no Registro.br;
  • Verificação no dicionário do nome da sua marca, caso seja algum sinônimo do produto ou do serviço vendido.

No Brasil, existem algumas restrições para o registro de marcas, como nomes de cidades e países, palavras ofensivas ou de baixo calão ou que violem o direito de terceiros.

A solicitação de registro pode ser feita online ou pessoalmente no INPI. Assim que efetuado, o pedido é publicado na Revista de Propriedade Industrial. Após o deferimento e o pagamento das taxas de deferimento e expedição de certificado, é concedido o registro da sua marca, sendo ele válido por dez anos inicialmente e prorrogável a cada decênio.

Para que a solicitação do seu registro seja bem sucedida, é recomendável contar com a assistência especializada de profissionais experientes no assunto. Conte com a Crimark para realizar seu registro mais rapidamente, com eficácia e atenção aos prazos e taxas.

Siga nossas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais textos e informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Ola! Em que podemos lhe ajudar?